Concurso Tribunal de Justiça 2019 — Inscrição, Gabarito, Resultado

Um dos maiores sonhos da maior parte dos brasileiros é conseguir um cargo no setor público, e neste quesito, um dos destinos mais apreciados por todos acaba sendo o Concurso Tribunal de Justiça 2019.

Instituição de respeito no Brasil inteiro, o Tribunal de Justiça tem um dos certames mais concorridos dentro do calendário anual de concursos públicos, sempre oferecendo uma quantidade importante de vagas e de cargos.

Portanto, para ajudar a todos os brasileiros que desejam ingressar nesta instituição, nós vamos mostrar detalhes importantes sobre os Concursos 2019 Tribunal de Justiça, procurando esclarecer tudo que já pode ser esclarecido sobre este importante e concorrido certame.

Concurso Tribunal de Justiça 2019

O Tribunal de Justiça é um dos órgãos brasileiros que mais abrem concursos públicos, sempre procurando oferecer vagas tendo em vista a renovação constante de seu quadro de funcionários, sempre observando a importância de se dar boas remunerações e boas oportunidades de carreira.

Existe a possibilidade de que uma nova edição do Concurso Tribunal de Justiça seja realizada em breve, mas ainda não há confirmação e nem previsão de publicação para o edital, então não é possível afirmar com 100% de certeza a quantidade de vagas que estarão em disputa.

Concurso Tribunal de Justiça 2019

Leia Também:

No entanto, é possível prever com base no que foi ofertado em concursos anteriores da instituição, e observando isto, conseguimos visualizar as seguintes vagas e cargos:

  • Escrevente Técnico Judiciário (TJ-SP): 419 vagas;
  • Escrevente Interior (TJ-SP): 235 vagas;
  • Técnico de Atividade Judiciária sem especialidade (TJ-RJ): 90 vagas;
  • Analista Judiciário (TJ-PR): 37 vagas;
  • Analista e Técnico Judiciário (TJ-DF): 5 vagas.

No que diz respeito à remuneração oferecida para os cargos do Concurso Tribunal de Justiça, fica difícil precisar, especialmente levando-se em conta que os valores podem variar de estado para estado e de acordo com o cargo em questão, mas é certo que em alguns casos ela pode chegar ao valor de 10 mil reais.

Inscrição Concurso Tribunal de Justiça 2019

Concurso Tribunal de Justiça 2019

Como o edital ainda não foi publicado e ainda não há previsão para que isto ocorra, o certo é aguardar para fazer qualquer tipo de afirmação em relação ao procedimento de inscrição do certame, e o que sabemos é que a nova edição do Concurso Tribunal de Justiça deverá ocorrer em breve.

Mas também tomando por base o que ocorreu na última edição do Concurso é possível afirmar que o procedimento de inscrição deverá ser realizado diretamente no site da instituição organizadora (varia de estado para estado) do Concurso Tribunal de Justiça.

Haverá também uma taxa de inscrição (na última edição no TJ-RJ ela foi de 58 reais) que deverá ser paga por meio do boleto, que deverá ser levado para uma agência bancária ou então para uma casa lotérica, de acordo com a preferência do candidato, sendo importante efetuar este pagamento dentro do prazo de vencimento.

Gabarito Tribunal de Justiça 2019

Concurso Tribunal de Justiça 2019

Ainda não é possível visualizar o conteúdo programático do Concurso Tribunal de Justiça, mas é possível iniciar a preparação observando o conteúdo programático dos concursos anteriores, permitindo ao candidato se preparar para a prova do certame.

Segundo o que se viu, por exemplo, na edição de 2014 do concurso do TJ-RJ, estes foram os conhecimentos cobrados dos candidatos:

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.
  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico Matemático;
  • Noções de Custas Judiciais;
  • Noções de Direito Processual Penal;
  • Noções de Direito Processual Civil;
  • Noções de Direito Administrativo e Constitucional.

E depois de se preparar bastante, o candidato que fizer a prova poderá consultar o gabarito do Concurso Tribunal de Justiça, que, se tudo ocorrer exatamente como nas últimas edições, poderá ser consultado algumas semanas depois da realização da prova, diretamente no site da organizadora do certame.

Será com base no gabarito que o candidato poderá verificar como foi seu desempenho na prova e tentar projetar quais são as suas chances de ser aprovado e de conseguir estar entre os convocados.

Resultado Concurso Tribunal de Justiça 2019

Concurso Tribunal de Justiça 2019

Pois bem, depois de se esforçar muito e de se preparar bastante, o candidato que finalmente fizer a prova do Concurso Tribunal de Justiça poderá consultar o resultado para saber se foi ou não aprovado diretamente no site da instituição organizadora do certame.

A divulgação do resultado se dará algumas semanas após a realização da prova (pode variar de acordo com o estado, podendo ser alguns meses depois), e permitirá ao candidato saber se foi aprovado e em que posição ficou dentro da lista de aprovados.

Leia Também:

Mas uma coisa é certa, por se tratar de um concurso público dos mais concorridos que há atualmente, o Concurso Tribunal de Justiça exigirá uma grande preparação por parte dos candidatos que realmente desejam conseguir conquistar uma vaga de emprego dentro deste importante órgão.


Como estudar para o Concurso do Tribunal da Justiça

O concurso do Tribunal de Justiça é extremamente atrativo e ao mesmo com uma concorrência enorme! Mas isso não quer dizer que é algo impossível para você conquistar. Por isso que eu fiz um levantamento detalhado dos conteúdos que mais caem em concursos dos TJ’s em todo o Brasil, nos cargos de analista e técnico judiciário. As disciplinas que caem em 90% dos concursos do Tribunal de Justiça são:

  • Língua Portuguesa;
  • Direito Constitucional;
  • Raciocínio Lógico;
  • Atualidades;
  • Noções de Informática;
  • Direito Administrativo.

Olhando esse quadro, no seu lugar, eu focaria muito mais nas disciplinas comuns à maioria dos tribunais de justiça.

Além disciplinas citada acima, você também pode encontrar as seguintes:

  • Direito Penal;
  • Direito Civil;
  • Legislação Estadual;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Processual Penal.

Mas como dar conta de todo esse conteúdo? São muitos, né? Então, no próximo parágrafo, vou dar algumas dicas especiais para sua aprovação em um Concurso TJ.

A primeira dica consulte os editais de cada tribunal em que possui interesse. Interessante frisar que as disciplinas mais comuns nos concursos da área judicial são:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico e;
  • Noções de Informática.

A segunda dica é: treine por questões online de provas anteriores dos TRF’s e dos do TRE’s.  A terceira dica é criar um cronograma de estudo e matérias e depois recorrer ao método de resolver questões de provas passadas, com destaque para as bancas que costumam organizar estes concursos, como a CESPE, FCC, CESGRANRIO, FGV e outras.

Quarta dica é: após definir o núcleo de disciplinas comuns aos tribunais em que você possui interesse, é necessário estudar a teoria e empreender uma abordagem prática, fundada nas questões passadas que caíram nas provas.

Quinta dica é: assim que edital sair, repita o mesmo processo de alternância entre teoria e exercícios, mas com a preferência nas disciplinas que ainda não estudou.

Por fim, é importante e aconselhável que estude as matérias especiais de cada TJ, que cobram o conhecimento específico do candidato naquela esfera.


Portanto, se você é um dos muitos brasileiros que deseja ter sucesso no Concurso Tribunal de Justiça, será preponderante iniciar esta preparação o mais rápido possível, para aumentar as suas chances.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do Concurso Tribunal de Justiça 2019 deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *